O varejo vem sofrendo alterações tanto na forma de atendimento ao consumidor, como na forma de organização interna das lojas. A tecnologia no varejo é um fator determinante em relação a essas mudanças.
O objetivo do varejo continua sendo o mesmo: vendas. Porém, o formato de comercialização mudou e as lojas precisam estar antenadas e adeptas principalmente ao mundo virtual.
Quer saber mais sobre tecnologia no varejo? Continue a leitura e descubra alguns segredos para alavancar suas vendas no meio digital!
Por que é importante integrar o varejo digital com o físico
Automatização no processo de compra e organização de estoque, além de convergência entre o varejo físico e virtual são as principais mudanças que poderão ser percebidas no ambiente varejista.
Especialistas indicam que o ideal é organizar o layout da loja física, de acordo com o digital. Isso faz com que os clientes sintam-se mais à vontade e confortáveis em relação às suas experiências de compra, além de legitimar a sua marca.
Esse tipo de cuidado é importante, pois o varejo físico é muito forte no Brasil e ainda existe um grande número de pessoas que prefere comprar de forma presencial do que online. Inclusive, dados revelam que 64% dos brasileiros preferem lojas físicas.
Nesse caso, o ideal é integrar o digital e o presencial, evidenciando as vantagens financeiras das compras via site, como maiores parcelamentos e uso de cupons de desconto. Outra ideia, é oferecer a opção de compra pela internet e retirada na loja física.
Sobretudo, deve prevalecer o bom atendimento e uma relação de confiança entre a marca e o consumidor, em ambos os ambientes.
Inovação e tecnologia no varejo
Self-checkout (autoatendimento), ship-from-store (processo de atendimento que transforma a loja física em um ponto de distribuição do estoque local para atender pedidos online) e ações para consumidor omni-channel (uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação) são algumas apostas inovadoras e solucionadoras para o varejo.
Para torná-las realidade em seu negócio, é imprescindível contar com o auxílio de softwares de qualidade, que integrem os canais de venda e auxiliem a empresa na análise de comportamento do consumidor.
São dicas de gestão (linkar com o texto ainda não publicado) que irão refletir de forma positiva no resultado de suas ações, as quais, provavelmente, serão mais assertivas e inteligentes.
Os ships facilitarão a organização e o controle de estoque, já o self-checkout proporcionará mais agilidade e independência ao consumidor dentro da loja. Ou seja, investir em tecnologia no varejo é sinônimo de economia para sua empresa.
A tecnologia no varejo é indispensável e, com certeza, benéfica para que as empresas alcancem bons resultados. É uma forma de tornar as atividades comerciais mais eficientes e satisfatórias tanto para os gestores como para os clientes.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como implantar tecnologia no seu negócio?
Entre em contato com a Safetech e descubra soluções inteligentes para alavancar as vendas de sua empresa!